🎓 Resumo para Iniciantes
Se o CAC é o preço do namoro, o LTV é o valor do casamento. É quanto dinheiro esse cliente vai deixar na sua empresa ao longo de anos, somando todas as compras que ele fizer até parar de ser cliente.
O que é?
Imagine que um cliente entra na sua loja e gasta R$ 100,00 no primeiro dia. Isso é o AOV (Ticket Médio).
Mas e se ele voltar no mês que vem e gastar mais R$ 100,00? E no Natal, R$ 200,00? Isso é o LTV (Valor Vitalício).
Fórmula Básica:
LTV = Ticket Médio × Frequência de Compra × Tempo de Retenção
Exemplo (SaaS): Assinatura Netflix: R$ 50,00/mês. O cliente fica em média 2 anos (24 meses). LTV = 50 × 24 = R$ 1.200,00
Por que é a Métrica Rainha? (LTV / CAC)
O LTV define quanto você pode gastar para trazer um cliente. Se o seu LTV é R$ 1.200,00, você pode tranquilamente pagar R$ 300,00 (CAC) no Google Ads para trazer esse cliente. Se o seu LTV fosse R$ 100,00 (compra única), você faliu.
Segredo do E-commerce: A maioria das lojas perde dinheiro na primeira compra (CAC alto) e lucra na segunda, terceira e quarta compra (LTV). Retenção > Aquisição.
Biblioteca do Arquiteto
Archie (O Bibliotecário)
CURADOR"Eu li todos eles. A maioria é lixo. Estes aqui são os que sobraram na minha prateleira depois de 30 anos codando."